Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier: Preço, Origem, Características

Esta raça é popularmente conhecida como “Yorkie”. Os cães da raça Yorkshire apresentam uma aparência nobre e luxuosa, sendo uma das raças de pelos mais longos que existe.

Seu desenvolvimento foi feito de uma maneira bem cautelosa, que resultou em um cachorro cada vez menor e com os pelos mais longos e lisos.

Adoram se meter em encrenca, e estarão sempre dispostos a novas aventuras e bagunças casuais.

Super companheiros, estarão sempre ao lado de seu dono, pronto para aprender coisas novas ou – quando não educados desde cedo – contrariar coisas novas…

Se você é um dos amantes de cães pequenos e peludos, confira a seguir o guia da raça Yorkshire.

 

Origem

Originária do condado de Yorkshire na Inglaterra, esta raça foi desenvolvida no século XIX.

Inicialmente, tinham como função caçar pequenos roedores em propriedades rurais e fábricas de tecidos. Ainda não possuíam tamanho glamour e prestígio a que vieram desfrutar mais tarde.

Assim que a raça atingiu o padrão esperado, que fora minuciosamente desenvolvido para ser cada vez mais bonito e pequeno, os Yorkshire passaram a ocupar o colo de madames ricas, como um símbolo luxuoso.

Ficaram conhecidos apenas no fim do século, onde sua popularidade começou a crescer.

Em um primeiro momento, o que antes contava com apenas trezentos cães registrados, em 1932, mais tarde, em 1990, chegou-se a um número muito maior: 25.665 Yorkshires espalhados em diversos lares.

 

Características do Yorkshire Terrier

Yorkshire

 

O peso de um Yorkshire pode variar entre 2,5 a 3,5 quilos, e sua altura está entre 23 a 24 cm.

Considerados cães de pequeno porte, exibem uma pelagem exuberante, com pelos longos e finos por todo o corpo, que chegam a tocar o chão.

Sua pelagem pode chegar até 37 centímetros de comprimento. Possui certa semelhança na textura de cabelo humano.

Sua coloração pode variar entre diversas combinações com as cores azul-aço, preto, amarelo e caramelo.

 

Personalidade

O Yorkshire é um cão muito ativo e companheiro. Não dispensa um momento pertinho do dono.

Normalmente são tímidos com outros cães e animais, mas extremamente amigáveis com pessoas desconhecidas.

Adestrar esses cães não é uma tarefa muito difícil, uma vez que são super inteligentes comparados com outras raças.

Mostram uma personalidade um tanto agressiva (descubra qual a raçã mais agressiva de cachorro) com pequenos animais desconhecidos.

A teimosia também faz parte das características específicas desses pequenos. Com uma personalidade forte, contrariam ordens frequentemente. Assim, educar desde filhote é uma ótima – e essencial – opção.

Há uma grande adaptabilidade por parte dos cães da raça Yorkshire com relação o ambiente em que vivem. Adaptando-se facilmente a família e até mesmo adquirindo traços daquele contexto familiar .

Como são super dóceis, os Yorkie podem ser uma ótima escolha para famílias com crianças pequenas (descubra quais são as melhores raças de cães para crianças).

Quando filhotes apresentam um comportamento mais agitado, brincando o tempo todo.

 

Cuidados com seu Yorkshire Terrier

Os longos pelos dos Yorkshires necessitam de rigorosos cuidados para manterem a sua característica macia e esvoaçante. Todavia, escová-los é uma tarefa indispensável, e que deve ser feita diariamente.

A escovação requer paciência e cuidados. Penteie calmamente mecha por mecha, evitando “arrancar” muitos pelos ao forçar uma escovação mais rápida.

Assim como cabelos humanos, os pelos do seu cãozinho podem ressecar, e para que isto não ocorra, abuse de condicionadores específicos para cachorros. Isso garantirá a hidratação dos fios e a aparência saudável.

O banho deve ser de quinze em quinze dias, e a tosa variará de acordo com o corte que você fizer no seu cão toda vez que levar no pet shop.

Escovar os dentes é importantíssimo. Mas lembre-se: jamais utilize creme dental para humanos, pois o flúor em excesso pode prejudicar a saúde do animal.

Esta raça de cães não demanda muitos exercícios, porém, a interação com o dono é importante para o desenvolvimento mental do pet.

 

Nutrição

O crescimento do nosso pequeno Yorkshire acontece de uma maneira bem acelerada. Dessa forma, a sua nutrição deve ser cuidadosamente pensada.

Uma alimentação balanceada é fundamental para garantir a saúde do Yorkie, por isso, quando filhotes, é essencial que você alimente seu cãozinho várias vezes ao dia (descubra como escolher a melhor ração para o seu cachorro).

Entretanto, dar o que comer ao cão várias vezes ao dia de longe significará grandes quantidades em cada refeição, e sim o contrário. A dieta deve ser calculada de acordo com porte do seu pet.

O horário de intervalo entre uma refeição e outra deve ser o mesmo, a fim de evitar a hipoglicemia.

O peso da ração que será oferecida ao cão não pode ultrapassar 4% do peso total do animal. Isso garantirá que seu pet não sofra no futuro com sobrepeso e doenças advindas desta condição.

           

Saúde

A hipoglicemia é uma complicação recorrente nesta raça, por isso a visita regular ao veterinário é necessária, assim como uma alimentação com horário regrado.

Outro problema que acomete os Yorkies é a dentição dupla, que nada mais é do que a dificuldade de perder os dentes de “leite” e assim permitir que comece a nascer os permanentes.

Se a troca dentária não ocorrer naturalmente até o sétimo mês de vida, leve seu cãozinho ao veterinário para que ele possa fazer este procedimento.

 

Preço do Yorkshire Terrier

Os preços podem variar bastante, de acordo com a descendência familiar de cada cãozinho. Estão entre R$500,00 a R$1.500,00.

Entretanto, os cuidados com veterinário, banho, tosa e alimentação podem acarretar gastos futuros maiores que o esperado. Por isso fique atento ao investimento que está disposto a fazer.

 

A Raça da Doce Companhia

Tenha um Yorkie em sua casa e você jamais se sentirá só. Eles adoram seguir o dono e são muito amáveis.

Se você procura um amigo para todas as horas, esta raça é pra você. Entretanto, lembre-se de que ela requer cuidados específicos e muitas vezes demorados, demandando muito dos seus donos.

Assim, pesquise bem antes de adotar qualquer cachorro, pois independente do que você escolher, com certeza ele estará disposto a te amar.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *