shih-tzu

Shih Tzu – Aprenda Tudo Sobre Essa Raça

 

O Shih Tzu, atualmente, é uma das raças mais queridas do Brasil, por ser um ótimo companheiro. O nome desta raça significa “cão leão”, que faz jus as cores que encontramos em sua pelagem, na maioria das vezes.

Adoram um colo aconchegante, sendo super tranquilos e discretos na maior parte do tempo.

Esta é uma raça considerada nobre, pois não possuem “habilidades de trabalho”, como a caça, por exemplo.

Se você está precisando de uma companhia calma, mas cheia de amor pra dar, o Shih Tzu será a opção certa para você.

 

Origem

Não se é possível datar exatamente a origem do Shih Tzu, porém, há notícias de que esta raça começou a se desenvolver por volta de 1600, na China.

A raça como conhecemos hoje, surge a partir do cruzamento entre um Lhasa Apso e um Piquinês.

Inicialmente, era visto como um animal sagrado dos palácios. Apesar de que sua origem tenha partido do cruzamento “às escondidas” de raças entre um cão chinês e outro tibet.

Na atualidade, é uma das raças mais apreciadas no seu país de origem por conta da sua relação com o budismo.

Foi só então, em 1960, que a raça chegou aos Estados Unidos. E atualmente, inclusive no Brasil, sua popularidade só aumenta.

 

Características

shih-tzu

 

Os cães desta raça podem chegar até 28 cm de altura, com uma variância de peso entre quatro e sete quilos.

São considerados cães de pequeno porte, com cauda e cabeça “empinada”, dando um ar de posicionamento diante de outras raças.

Possuem pelos longos por todo o corpo, cobrindo suas orelhas com mechas lisas e compridas, que se estendem até as suas patas dianteiras.

Os Shih Tzus são ótimos companheiros para qualquer idade, sendo altamente recomendados para crianças (descubra quais são as melhores raças de cães para crianças).

Por serem muito silenciosos – dificilmente você o ouvirá latir –, estes cães são os preferidos para quem mora em apartamento (descubra quais são as melhores raças para apartamento).

Apresentam uma grande pluralidade de cores. Você encontrará Shih Tzu brancos, creme, mesclados, amarelados, alaranjados… Enfim, podem ser praticamente de qualquer cor.

 

Personalidade

Retratam uma personalidade calma e tranquila, com seu comportamento silencioso. Entretanto, possuem certa teimosia às ordens do dono, o que requer muita paciência no seu adestramento.

Adoram um mimo, um colo, um chamego… Porém, apresentam uma posição de independência, que aparecerá em momentos que não querem ser acariciados, mostrando uma atitude de isolamento.

Apesar do traço de independência, não sabem lidar muito bem com a solidão. Desta maneira, não são indicados para famílias que passam muito tempo fora de casa, deixando o cão sozinho.

A ausência freqüente do dono e a solidão podem acarretar até mesmo problemas de saúde, como a depressão, que consequentemente afetará o desenvolvimento do cãozinho.

Demonstram comportamentos afetuosos inclusive com pessoas desconhecidas. Assim como também são super sociáveis com outros cães e até mesmo com gatos.

 

Cuidados

Por conta dos pelos longos, o Shih Tzu necessita de cuidados diários e específicos no quesito higiene.

Escovar os pelos todos os dias evita que se formem nós muito difíceis de remover. Até mesmo pode ocorrer de pelos enroscarem em frente aos olhos.

Ainda sobre a escovação, é aconselhável amarrar a mecha que se localiza no topo da cabeça do cão, deixando-o sua face livre do acúmulo de pelos.

A tosa deve ser feita de maneira regular, considerando o tipo de corte que você fará. Se cortar curto, pode ter um intervalo mais longo entre uma tosa e outra. Se optar por apenas aparar as pontas, o processo deverá ser mais freqüente.

O banho deve ser dado, no mais tardar, quinzenalmente, para garantir um pelo limpo, livre de nós e sujeiras que possam se acumular aonde nossos olhos não conseguem ver superficialmente.

Os dentes dos cães da raça Shih Tzu devem ser escovados de duas a três vezes por semana, evitando o acúmulo de tártaro.

 

Nutrição

Recomenda-se certa cautela na escolha dos alimentos que serão oferecidos ao Shih Tzu. Por apresentarem certa disposição à obesidade, uma nutrição balanceada se faz essencial.

No que diz respeito aos filhotes (até um ano de idade), sugere-se que sejam feitas de três a quatro refeições por dia.

 A quantidade varia de acordo com a ração escolhida (aprenda a escolher a melhor ração para o seu cachorro), por isso, atente-se a embalagem do produto.

Para Shih Tzu adulto, orienta-se que sejam oferecidas duas vezes ao dia, de acordo com o seu peso (no caso dos cães não obesos). 

O peso da quantidade ideal de alimento diário não deve ultrapassar 4% do peso total do animal. O resultado deverá ser dividido entre as duas refeições.

 

Saúde

Os cães da raça Shih Tzu apresentam predisposição para doenças como a obesidade, a diabetes, problemas congênitos nos rins e/ou no sistema de coagulação do sangue.

Desta maneira, é importante garantir uma alimentação na medida certa, assim como observar frequentemente a urina do cão.

Caso o seu cachorro apresente qualquer alteração urinária, procure um veterinário imediatamente.

A expectativa de vida dessa raça pode variar entre 12 e 16 anos, oscilando de acordo com as questões nutricionais, a qualidade de vida, o ambiente em que vive e hereditariedade.

 

Investimento

O investimento para adotar um cão desta raça pode variar entre R$1.500,00 a R$4.500,00.

 

A raça companheira

Esta raça é ideal para pessoas caseiras e calmas, que não curtem muito uma bagunça. O silêncio será frequente na casa em que mora um Shih Tzu.

Porém, a teimosia, quando o cão não recebe uma “boa educação” desde filhote, pode ser um problema.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *