labrador

Labrador Retriever: Personalidade, Preço, Origem e Mais

Os Labradores são popularmente conhecidos por sua doçura e inesgotável energia. Mesmo adultos, demonstram traços joviais com atitudes brincalhonas.

Animam qualquer ambiente, ao mesmo tempo em que podem preocupar seus donos. Por serem um tanto “sapecas”, podem se colocar em perigo constantemente, necessitando de certa atenção por parte de seus tutores.

Atualmente, esta é a raça mais popular do mundo. Um dos responsáveis por esta popularização foi o cinema, estrelando Labradores em filmes como “Marley e Eu” (2008), “Amigos para Sempre” (1995) e “A Incrível Jornada” (1963).

Se você está em dúvida entre adotar ou não um cão Labrador, confira o guia a seguir e descubra se seu novo companheiro será um pet carinhoso e “grudento”.

 

Origem do Labrador

Desenvolvidos a partir de cães Terra-Nova, receberam o nome “Labrador” por serem nativos de uma região que leva este nome, no Canadá.

Estes cães, inicialmente, tinham a função de caçar, pescar e puxar pequenos barcos de pesca.

Devido aos altos impostos sobre os cachorros, naquela época, a raça praticamente havia se extinto.

Entretanto, o que manteve a continuidade do seu desenvolvimento foi um grupo de Labradores que tiveram sido levados a Inglaterra em meados de 1800.

A partir de então, houve cruzamentos entre esses cães e outros Retrievers, chegando ao padrão de raça que conhecemos hoje.

Foi na Inglaterra, no entanto, que os Labradores ficaram populares por sua incrível capacidade de buscar caças nas montanhas.

Inicialmente, os cães desta raça que nascessem com variância de cor e não o clássico preto sólido eram sacrificadas, na tentativa de manter os Labradores com uma cor única.

Em 1991 recebeu o primeiro título de raça mais popular do mundo. Assim, nos próximos 24 anos, consecutivamente, recebeu a mesma nomeação.

 

Características do Labrador

labrador

Um Labrador adulto pode variar entre 56 a 57 centímetros de altura. Seu peso está, normalmente, entre 36 a 40 quilos.

Sua pelagem se apresenta como impermeável, lisa, curta e grossa.

Como um ótimo nadador, sua cauda mais longa e grossa é crucial para que esta habilidade permaneça intacta.

Podem exibir uma pelagem entre três cores clássicas: labrador preto, labrador amarelo e labrador chocolate.

São bastante ativos e aventureiros, além de serem apaixonados por água.

Demonstram uma delicadeza incomparável ao carregar sua caça. Podemos dizer que os Labradores possuem a chamada “boca macia”.

 

Personalidade do Labrador Retriever

Ativos e brincalhões, adoram estar em movimento o tempo todo.

Com seu temperamento tranquilo, é um ótimo cão para quem está procurando um companheiro para toda a família.

Demonstram alta capacidade de tolerância, ou seja, dificilmente ficarão irritados ou agressivos de verdade.

Por serem muito pacientes, podem conviver muito bem com crianças (descubra as melhores raças de cachorro para crianças), embora o seu porte grande possa “pisotear” crianças muito pequenas. Por esse motivo, a supervisão de um adulto nos momentos de brincadeiras é indispensável.

Sua alta capacidade de se adaptar a qualquer ambiente permite que os cães da raça Labrador possam morar tanto em casas com quintais enormes quanto em pequenos apartamentos. Entretanto, a necessidade de exercícios diários em um espaço maior é garantia de um pet saudável e feliz.

 

Preço de um Labrador

O valor para adquirir um cão desta raça pode variar entre R$300,00 a R$800,00.

Labradores não requerem investimentos muito elevados no seu dia a dia, o que faz com que estes pets sejam mais “econômicos” comparados a outros de raças mais nobres.

 

Cuidados com o Labrador

Por serem tão enérgicos e dispostos, os cães da raça Labrador necessitam de exercícios todos os dias. Desta maneira, é imprescindível que você leve o seu pet para passear por pelo menos uma hora diária.

Como são apaixonados por água, leve o seu cão eventualmente em algum local que ele possa nadar e mergulhar.

Uma dica é fazer com que o Labrador busque algo que o tutor arremessou, nadando. Assim, ele se exercita, brinca e aumenta o vínculo com a pessoa que o adotou.

Quanto aos pelos e a higiene, os cuidados não são tão exigentes. Escove seu cãozinho de vez em quando, apenas para remover pelos mortos.

Não há necessidade de tosar frequentemente, a menos que seja para alguma correção na pelagem.

O banho pode ser de 20 em 20 dias ou até uma vez por mês. A não ser que o seu pet resolva mergulhar em um lago sujo regularmente ou goste de se aventurar em lugares mais peculiares que sujarão seus pelos.

A escovação dentária deve ser feita de uma a três vezes por semana, mantendo a higiene bucal adequada.

 

Nutrição do Labrador Retriever

Os cães da raça Labrador apresentam algumas necessidades especiais quanto a sua alimentação. Quando não supridas, podem apresentar ressecamento de sua pele do corpo.

Sendo uma das poucas raças que produzem um óleo natural através dos poros, uma nutrição que se encarregue de manter isso é importantíssima. Assim, na sua dieta devemos encontrar óleo de peixe ou de linhaça, por exemplo.

Para isso, atente-se as embalagens de ração que for adquirir para o seu pet, e não se esqueça de comprar a ideal para idade e porte (aprenda a escolher a melhor ração para o seu cachorro).

Alimentos que apresentem alto teor calórico não são recomendados para esta raça.

Procure sempre dispor para o seu cão uma quantidade máxima de comida que não ultrapasse 4% do seu peso corporal.

A quantidade de refeições é de duas por dia, quando adultos, e de duas a três quando filhotes.

 

Saúde do Labrador

As doenças que mais acometem cães desta raça são problemas oftálmicos como a catarata, além da displasia coxofemoral, torção gástrica e miopatia centro nuclear.

Desta maneira, a freqüência ao veterinário deve ser satisfatória, a fim de proporcionar – caso necessite – diagnósticos precoces para darem-se os devidos tratamentos.

Assim, os exames sugeridos para estes cachorros são os dos olhos, cotovelos e quadril.

Sua expectativa de vida varia entre 10 e 12 anos de idade.

 

A Raça da Eterna Criança

Sempre joviais, esta raça é perfeita para quem adora dar gargalhadas com brincadeiras dos cães. Uma vez que estas “sapequices” durarão até mesmo até a vida adulta desses cachorros.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *