Cão de Guarda – Aprenda a Escolher

 

Os cachorros são animais adoráveis que acompanham as pessoas há muito tempo.

Existem boatos de que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelo ser humano, sendo atualmente considerados o melhor amigo do homem.

O amor pelos bichanos se dá pelo fato de muito deles serem carinhosos, companheiros fiéis e também por serem muito obedientes, por isto, alguns cães, geralmente de determinadas raças possuem um emprego, uma tarefa específica.

Por exemplo, alguns são cães guias, outros são responsáveis por brincar com as crianças e também existem os cães de guarda.

Os cães de guarda existem há muito tempo, mas atualmente as pessoas têm procurado ainda mais um bichinho para cuidar da casa na ausência da família e espantar intrusos.

 

Como Escolher um cão de guarda

Há várias raças que exercem um bom papel quando o assunto é cão de guarda. A seguir, explicaremos as melhores.

 

Rottweiler

Garanto que essa foi uma das primeiras raças que veio a sua mente, certo?

Os Rottweilers são cães de porte e aparência respeitável, são muito resistentes e leais aos seus donos.

Ninguém se arrisca com um destes por perto, mas o treinamento deve ocorrer desde cedo, até mesmo para que o cão conheça bem a sua família.

 

Boxer

Assim como o Rottweiler, o Boxer é um cão de origem alemã. Seu porte é um ponto positivo, assim como a obediência e facilidade no treinamento para que cuide bem do lar.

 

Pastor Alemão

Os cães que foram criados para o pastoreio, atualmente são muito utilizados como cães de guarda, pelo seu companheirismo, resistência e velocidade.

O Pastor Alemão também é um cão muito atento e de bonito porte. Também conhecido como Capa Preta, já possui até nome de guardião.

É um cão muito utilizado pela polícia e possui admirável desempenho durante treinamentos.

 

Fila Brasileiro

Este cão é um exímio guarda, pois é um animal de porte médio, cerca de 75 cm de altura e pode ter até 76 quilos.

Não é um cachorro que gosta de amizade com estranhos, por este motivo, é muito confiável para exercer a função de cão de guarda.

Suas características põem medo em qualquer um que não o conheça. O Fila sinaliza através de altos latidos quando nota algo diferente, sua força física e temperamento determinado também são inigualáveis. O Fila é uma ótima raça.

 

Doberman

Estes cachorros também são muito conhecidos entre as excelentes raças para cães de guarda. Policiais de todo o mundo contam com este cão.

Seu olfato apurado ajuda a localizar e presenciar estranhos, é um cão muito protetor e valente.

 

Dogo Argentino

Este cão já coloca medo em desconhecidos pela sua aparência, com cara de mal, o Dogo Argentino é classificado por especialistas como excelente cão de guarda e caça.

É um cachorro que deve ser socializado com outros desde cedo, ou então, não se dará bem com outras raças.

Atencioso e fiel aos donos o Dogo Argentino é uma ótima opção, pois obedece aos comandos e deve ter um líder, uma pessoa firme que lhe dê as ordens.

 

Cuidados ao Escolher um Cão de Guarda

Existem diversas raças que podem servir como cão de guarda.

Para sua escolha ser certeira, examine bem qual comportamento você prefere, se sua residência irá acomodar bem o cão de maior porte ou aquele que precisa gastar mais energia ao longo do dia, se não haverá atritos com outros animais que já moram em sua residência.

Ter um cão de guarda é uma excelente escolha!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *