border collie

Border Collie – Aprenda Tudo Sobre Essa Raça

 

A raça Border Collie é conhecida como a melhor para pastoreio do mundo. Com um forte vício em trabalho, os cães desta raça apresentam uma inteligência superior a qualquer outra (leia o ranking das raças mais inteligentes do mundo).

Porém, há a necessidade de mantê-lo sempre ocupado, exercitando o corpo e a mente. Pois, caso contrário, ele será meramente mais um “destruidor” de casas, podendo inclusive ser agressivo com pessoas que não conhece.

Se você está pensando em adotar um companheiro de aventuras, talvez esta seja a raça ideal. Sendo altamente sensível aos comandos de seu tutor, o Border Collie pode apresentar-se prontamente a um comando com as mãos ou até mesmo com expressão facial.

 

Origem

Esta raça foi originalmente desenvolvida na Grã-Bretanha. Entretanto, os Border Collie no padrão atual que conhecemos, existem há pouco mais de cem anos.

Sendo resultado de uma criação para a função de pastor de ovelhas, esta raça apresenta uma forma diferente de trabalhar nas fazendas.

Foi através de um campeonato de cães pastoreios que esta raça se destacou. Diferente dos outros cachorros da mesma posição, o Border Collie comandava o rebanho sem latidos ou mordidas, simplesmente com o seu olhar intimidador.

Essa característica destacou-o dos demais cães da categoria, e a partir de seu cruzamento, iniciou-se o processo de “produção” da raça.      

Apesar de ser um cachorro popular no seu país de origem, esta raça começou a se propagar no Brasil a partir da televisão, através de filmes, por exemplo.

 

Características

border collie

           

Os cães da raça Border Collie podem ter, em média, entre 45 a 55 centímetros de altura. Variando o seu peso na faixa de 13 a 20 quilos.

Apresentam um corpo bem atlético, com pescoço musculoso. Seu tronco é ligeiramente mais longo que o tamanho da sua altura.

Existe a variância entre a pelagem longa e a lisa. Ambas exibem cores como branco com manchas pretas (mais comum), podendo também ser bicolor e até tricolor.

Alguns cães da raça podem possuir uma pelagem sólida, como preta, mas nunca totalmente branca.

 

Personalidade

O Border Collie pode apresentar um comportamento mais cauteloso, no que se trata de contato com pessoas desconhecidas.

Entretanto, são super afetuosos com os seus donos/tutores, demonstrando um sentimento de confiança forte.

São cães de trabalho, com comportamentos ativos e sempre muito dispostos.

Atualmente, ocupam o primeiro lugar no ranking dos cachorros mais inteligentes do mundo, uma vez que possuem uma capacidade de aprendizagem muito mais apurada que todas as demais raças.

São ótimos cães de guarda, sendo extremamente cuidadosos com aquilo que não conhecem. Sua capacidade de concentração por períodos mais longos é mais um ponto forte desta raça.

Com relação a outros cães, exibe uma capacidade de sociabilidade alta. Entretanto, sempre será o líder da turma, com seu olhar intimidador e hipnotizante.

 

Cuidados

Tanto o filhote quanto o Border Collie adulto, possuem a necessidade de descarregar a sua fonte inesgotável de energia.

Assim, exercícios diários são essenciais para manter a concentração, o companheirismo e a inteligência do cão sempre ideais.

Cachorros desta raça demandam um grande espaço para correr e viver, dessa maneira, não são adequados para famílias que vivem em apartamento ou casas com quintais muito pequenos (descubra quais são as melhores raças de cachorro para apartamento).

Quando não há tarefas atléticas disponíveis para o cão, ele pode ficar entediado, o que resultará numa personalidade mais agressiva, destruidora e impaciente.

É por isso que só se deve adotar um pet desta raça se você possuir um bom tempo para gastar com ele, incluindo um grande quintal para brincar, exercitar e aprender.

 

Higiene

Os cães da raça Border Collie precisam que seus pelos sejam escovados pelo menos duas vezes por semana. Se o seu cão costuma entrar em casa, sugere-se que esta freqüência seja ainda maior.

A escovação dentária deve ser feita pelo menos duas vezes por semana, garantindo assim a saúde bucal.

O banho pode ser quinzenal, ou de acordo com a necessidade específica do seu pet.

           

Nutrição

Quanto à alimentação, o mais recomendável é que você disponibilize de 1,5 a 2 xícaras de ração seca, de alta qualidade (aprenda a escolher a melhor ração para o seu cachorro) e com calorias restritas a cada refeição – no máximo duas refeições por dia.

Este valor pode alternar de acordo com a quantidade de exercício diário no qual o cachorro Border Collie é submetido.

Também é interessante ficar atento ao ouvido do cão, limpando-o semanalmente com um algodão úmido.

 

Saúde

Por possuírem uma predisposição a surdez, o acompanhamento do ouvido deste cão se faz necessário.

Atente-se no caso de vermelhidão, pois isto pode significar sintomas de infecção, e se não tratada, o seu pet poderá perder a audição. 

Outras doenças comuns da raça são alergias na pele e alterações oftálmicas. Sempre que for escovar o seu cãozinho, observe se não há erupção cutânea ou inflamação.

Quanto às alterações oftálmicas, a visita regular ao veterinário pode ser muito interessante.

 

Investimento

Comparado com demais cães de raça, como Pitbull e Shih Tzu, os cachorros da raça Border Collie podem ter um preço relativamente mais baixo.

Seu investimento varia entre R$1.000,00 até R$2.500,00.

 

A raça companheira de aventuras

Se você adora se aventurar, conhecer coisas novas e se exercitar, os cães dessa raça serão com certeza uma ótima companhia para você.

Por necessitarem de uma demanda de tempo maior para exercícios físicos e mentais, leve em consideração o quanto da sua agenda está disponível para estas tarefas.

Não tenha dúvidas que, recebendo a atenção que precisa, o seu Border Collie será para sempre seu fiel e melhor amigo.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *