beagle

Beagle – Aprenda Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro

 

Ter um cão da raça Beagle pode ser muito mais desafiador do que se imagina. Apesar de serem de porte pequeno a médio, estes cachorros são barulhentos e não são muito obedientes.

Descendentes de sabujos, os cães desta raça são conhecidos por serem ótimos farejadores, e, apesar de pequenos, são grandes caçadores de lebres e coelhos.

Sendo na atualidade, uma das raças mais populares do mundo.

Uma dica para quem está em dúvida se adota ou não um Beagle: se você for um dono de primeira viagem, talvez não seja uma boa opção. Educar um cão desta raça pode ser desafiador e desgastante, sendo necessária alguma experiência prévia com cachorros.

 

Origem

Originária do Reino Unido, a raça Beagle, começou a se desenvolver por volta de 1830, a partir de várias raças, como a Southem Hound e Talbot Hound.

Mais tarde, em 1890, obteve-se o desenvolvimento do Beagle no padrão que conhecemos hoje. Em 1902, já existiam cerca de 44 matilhas de cães desta raça na Inglaterra.

Exibem, desde sempre, suas narinas avantajadas. Característica essa que nomeou o Beagle como um caçador nato, com uma capacidade incrível de farejar e rastrear presas.

Sendo frequentemente utilizados em ações policiais, como cães farejadores de produtos e objetos ilícitos.

 

Características

beagle 2

 

A altura média de um cão Beagle é entre 33 a 41 centímetros de altura. O seu peso varia de animal para animal, mantendo-se em uma faixa de 8,2 a 16 quilos.

O crânio liso destes cães nos remete o formato de uma abóbora. Suas orelhas são longas, levemente largas e flexíveis.

Os pelos são curtos, podendo ser macios ou um pouco mais durinhos. Sua pelagem varia entre combinações bi e tricolores. Nunca com uma cor sólida. Assim, podem apresentar as cores branca, preta, marrom e creme.

 

Personalidade

Os cães da raça Beagle são super dóceis e ideais para quem tem criança em casa (aprenda a escolher a melhor raça de cão para criança). Super carinhosos, não apresentam agressividade nem mesmo com pessoas e outros cães desconhecidos.

São super ativos, bagunceiros e brincalhões. Adoram latir e correr. Por isso é recomendado que você tenha um Beagle se puder dispor a ele um espaço grande.

Quem for adotar este cãozinho, precisa estar ciente de que as atividades físicas diárias, os passeios e as brincadeiras ao ar livre se fazem necessárias para a garantia de uma vida equilibrada.

Dessa forma, não é “proibido”, mas não é muito aconselhável para quem mora em apartamento, até por conta do barulho desses cães (descubra quais são as melhores raças de cachorro para apartamento).

Apesar de ser um cão de médio e até pequeno porte, não subestime a posição de um Beagle: ele pode ser muito teimoso e desobediente. Como um bom caçador, tentará manter seu lugar de insubordinado.

Podem ainda exibir atitudes destruidoras dentro de casa. Vão querer vasculhar curiosamente cada espaço do local, brincando, mordendo e destruindo qualquer objeto que possa chamar a sua atenção, quando o mesmo ousar invadir o seu caminho.

O adestramento pode ser um pouco mais demorado que as demais raças, por conta da sua personalidade. Vale insistir e começar desde cedo, além de ter muita paciência e tempo.

 

Cuidados

Os cuidados com relação à higiene não são muito difíceis. Por possuírem um pelo curto e impermeável, dificilmente apresentarão um aspecto de muito sujo.

Todavia, é interessante dar um bom banho a cada vinte dias, pelo menos, para eliminar sujeiras que possam se acumular mesmo no pelo curto.

Esta raça não tende a perder muito pelo, mas se você é aquele tipo de pessoa que se incomoda com qualquer quantidade caída no chão, opte por escová-lo umas duas vezes por semana, somente para eliminar os pelos soltos.

Aconselha-se escovar os dentes entre duas a três vezes na semana, prevenindo o aparecimento do tão temido tártaro.

As unhas também podem ser aparadas de quinze em quinze dias. Mas cuidado: há vasos sanguíneos no início da unha, o que, caso seja cortado, pode machucar o cãozinho, provocar sangramento e muito provavelmente ele não ficará tranquilo na próxima vez que você tentar repetir o procedimento.

 

Nutrição

Um Beagle adulto, e principalmente os mais velhos, necessitam de uma alimentação balanceada, assim como uma dieta restrita (aprenda a escolher a melhor ração para o seu cão).

A obesidade é um fator preocupante para a raça, pois, como tendem a chegar a idades mais avançadas do que normalmente outros cães chegam, podem assim acabar levando uma vida sedentária nesta fase, resultando no aumento de peso.

Dessa maneira, a quantidade ideal de acordo com a idade e o tamanho do cão é imprescindível. Sempre verifique as indicações nas embalagens de rações.

 

Saúde

Vale enfatizar que a visita regular ao veterinário é super importante para qualquer raça.

No que dizem respeito ao Beagle, os cuidados são um pouco menores, por demonstrarem uma saúde quase que impecável.

Recomenda-se a limpeza dos ouvidos, por conta de suas orelhas pendentes, evitando assim as recorrentes otites.

Outro fator importante, no quesito saúde, são os problemas cardíacos. Por isso a necessidade de exercícios regulares, pois sem eles, o peso corporal pode aumentar e provocar distúrbios no coração assim como problemas nas articulações.

A expectativa de vida dos cães desta raça é entre 13 a 15 anos.

 

Investimento

O investimento pode variar de acordo com a descendência do cão e a sua “qualidade familiar”.

Normalmente, o preço de um cão Beagle puro está entre uma faixa de preço de R$1.200,00 a R$2.000,00

 

A Raça do Barulho

Se você não se incomoda com latidos freqüentes e uma energia estonteante, o Beagle será uma ótima escolha.

Agora, se você prefere cachorros mais tranquilos e obedientes, talvez esta não seja a opção que está esperando. Pelo contrário, o Beagle acabará com o seu sossego.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *